Você conhece a doença falciforme?

A anemia falciforme ou doença falciforme, são distúrbios hereditários em que os glóbulos vermelhos assumem o formato de foice. Essa é uma das doenças identificadas no teste do pezinho.

As células morrem prematuramente, causando uma escassez de glóbulos vermelhos saudáveis, causando anemia, e podendo obstruir o fluxo sanguíneo, causando dor (crise de dor). Infecções, dores e fadiga são sintomas de anemia falciforme. É a doença hereditária de maior prevalência no brasil.

O diagnóstico e tratamento precoce desta doença são de grande importância, uma vez que os pacientes menores de 5 anos podem ter mortalidade reduzida de 50% para cerca de 1,8% caso sejam diagnosticados e tratados adequadamente (fonte: banco mundial/oms).

O primeiro passo do conjunto de cuidados é o diagnóstico precoce através da triagem neonatal (teste do pezinho) detectando a hb s nos pacientes com doença falciforme (homozigotos) ou traço falciforme (heterozigotos).

Quando não diagnosticadas com o teste do pezinho, o diagnóstico pode ser feito a partir do quarto mês de vida, por meio do exame de eletroforese de hemoglobina (inserido na rotina do pré-natal e é garantido a todas as gestantes e parceiros, no sistema único de saúde).