Você conhece a bronquiolite?

A Bronquiolite é uma infecção que ocorre nos bronquíolos. A doença ocorre com mais frequência nesta época do ano. Nos adultos ele é quase que uma gripe comum, mas numa criança que ainda não tem seu sistema respiratório bem desenvolvido, é a principal causa de hospitalização de crianças menores de 2 anos no estado de Santa Catarina.

A bronquiolite é causada por um vírus, conhecido como o vírus sincicial respiratório (RSV). No entanto, vários outros vírus podem causar essa condição, incluindo parainfluenza, influenza e adenovírus. A infecção provoca inflamação e inchaço dos bronquíolos, que, por sua vez, provoca obstrução do fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões.

Normalmente ela começa com uma coriza, resfriadinho, febre e vai aumentando, gerando dificuldade na respiração da criança. Se a criança tiver dificuldades de respiração, com respiração ofegante, deve ser levada imediatamente ao atendimento médico pediátrico.

Não existe um tratamento específico, mas sim de suporte, com repouso, medicação, hidratação e acompanhamento. Para proteger as crianças, as medidas são semelhantes a proteção contra o Covid-19, como higienizar com frequência as mãozinhas e as áreas onde o bebê toca, por exemplo. Se a criança vai para creche, e possui os sintomas, evitar de levá-la a escolinha, pois a bronquiolite é de fácil contaminação.