Setembro Dourado: O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento do câncer infanto-juvenil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer – Inca, o câncer infantil é a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes. As estimativas para este ano são de 12,6 mil novos casos de câncer infanto-juvenil em todo o Brasil. Em Sergipe, a estimativa é de 150 novos casos para o mesmo período.

Em geral, esse câncer é de difícil diagnóstico, porque seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Perda significativa de peso, aumento do volume abdominal, aumento dos olhos, reflexo branco nas pupilas (olho de gato), anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos, febre prolongada mesmo com uso de medicamentos, pneumonia sem cura e dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas.

Cerca de 70% dos casos da doença podem ser curados se descobertos precocemente e tratados em centros especializados. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por ordem de incidência, a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (câncer no sistema linfático).