Blog
O peso da mamãe pode influenciar o peso das crianças?
Sim, segundo um artigo científico, publicado no início deste mês no BMC Medicine, os pesquisadores analisaram os dados de dois estudos anteriores a respeito do tema: o Avon Longitudinal Study of Parents and Children e o Born in Bradford. Eles consideraram no estudo o peso de cada criança ao nascer, além do IMC (Índice de Massa Corpórea) que determina o nível de percentual de gordura no corpo, ao 1 ano e aos 4 anos de idade e no segundo estudo o IMC aos 10 e aos 15 anos das crianças, estudo que focava mais nos adolescentes.
Assim, notaram uma relação entre o IMC da mãe e o peso do filho no nascimento. Segundo a pesquisa a grávida deve controlar o ganho de peso, se for exagerado, prejudicará tanto ela quanto o seu bebê, oferecendo riscos até mesmo na hora do parto e influenciando a criança a desenvolver obesidade infantil nos primeiros anos de vida.
Na adolescência, porém concluíram que os hábitos de alimentação da família influenciam o ganho de peso das crianças e adolescentes. O estilo de vida da família é o que contribui para o desenvolvimento da obesidade entre os mais jovens e adolescentes.
Por isso os cuidados com a dieta e atividade físicas depois da maternidade, são fundamentais tanto para mãe como para o bebê. A família também precisa desenvolver um estilo de vida mais saudável pois isso contribuirá para uma boa saúde e bem-estar de todos em especial as crianças, influenciadas pelo estilo de vida dos pais.
Fonte: ABESO